Serviços autônomos

PROMOÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS, CIENTÍFICOS E CULTURAIS
  • Quais são as diferenças entre as modalidades chamadas de colóquios, conferências, congressos, cursos, encontros, excursões, fóruns, jornadas, mesas-redondas, painéis e painéis autoexplicativos, palestras, seminários, simpósios, semanas, workshop?

    Aqui você conhece as características de cada uma delas e os nossos objetivos ao executá-la em sua escola, entidade de movimentos sociais, órgão governamental ou qualquer organização social.

    Missão

    Ser um prestador atencioso e eficiente dos nossos serviços, organizando e realizando eventos acadêmicos, científicos e culturais na área de Ciências Humanas e Sociais, com ênfases na questão indígena, relações interétnicas, direitos humanos e cidadania ambiental.

    Características das modalidades de eventos. Escolha a que você deseja e deixe o resto conosco.

COLÓQUIO

  • É uma reunião de pessoas gabaritadas em um assunto ou tema, que se juntam para uma conversação e debate entre eles. Geralmente as pessoas colocam, para apreciação do grupo, o seu trabalho científico ou sua tese a respeito do assunto em pauta. Por isso, os temas devem ser apresentados de forma bem estruturada. As apresentações podem ser de uma ou mais pessoas enfrentando o público ou vários expositores debatendo entre eles.

    Objetivo

    Expor trabalhos científicos, filosóficos ou tecnológicos sobre um determinado assunto ou tema para, juntamente com as outras apresentações, fomentar a discussão e o debate.

    Os colóquios podem ser apresentados de diversas maneiras: em forma de exposição, onde uma pessoa enfrenta o público; ou então na forma de mesa, onde todos debatem ao mesmo tempo.

CONFERÊNCIA

  • É um evento formal, promovido para um público específico que domina o assunto a ser abordado e reúne especialistas para debater um determinado tema. Na condução dos trabalhos, os especialistas compõem a mesa que é presidida por um moderador. O público pode formular, por escrito, perguntas que serão dirigidas à mesa. Essas perguntas, no entanto, costumam ser filtradas pelo moderador, que tem que optar pelas mais relevantes.

    Objetivo

    Reunir um grupo de especialistas em um determinado tema para debater sobre o mesmo na presença de um público interessado e que conhece o assunto.

CONGRESSO

  • É um evento formal, periódico, de alta complexidade, que deve ter regulamento e regimento próprios. Pode ser promovido por instituições, entidades ou movimentos sociais e deve contar com a presença de profissionais e especialistas que têm interesse e atuam em uma mesma área. Eles podem ser regionais, nacionais e internacionais.

    Objetivo

    Debater e extrair conclusões acerca de uma temática central.

    Organizar atividades tais como mesas-redondas, conferências, simpósios, palestras, comissões, painéis, cursos etc.

    Propiciar aos participantes a ampliação da sua rede de relacionamento, assim como para se manter informado sobre o que está acontecendo acerca daquela temática.

CURSOS

  • Exposição presencial ou online de um assunto ou conjunto de temas com as finalidades de instruir, (in)formar e capacitar pessoas através de conhecimentos científicos e/ou tecnológicos. Eles devem constituir-se de carga horária, cronograma, conteúdo, objetivos, procedimentos de ensino e avaliações de aprendizagem, cujo planejamento precisa ser conhecido previamente pelos estudantes.

    Objetivo

    Instruir, (in)formar e capacitar pessoas a respeito de um assunto ou tema, embasando-os teoricamente e apresentando experiências práticas produzidas historicamente.

    Aperfeiçoar o conhecimento de pessoas que já possuem conhecimento e prática de um assunto ou tema determinado, acrescentando novas abordagens e teorias.

ENCONTRO

  • Eles são realizados com pessoas de uma mesma categoria profissional para debaterem temas relevantes, atuais e polêmicos da sua área de atuação.

    Objetivo

    Discutir o que está acontecendo em um determinado campo de atuação e destacar o que precisa ser melhorado, propondo soluções.

EXCURSÃO

  • Viagens de estudos para aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e lugares expressivos de beleza natural do Estado de Mato Grosso.

    Objetivo

    Conhecer in loco os lugares onde habitam as populações indígenas, quilombolas e os regionais dos ecossistemas cerrado e pantanal e as realidades desses povos.

FÓRUM

  • Formação de um grupo de pessoas de diversos segmentos, entidades e/ou instituições para debater, traçar estratégias e deliberar sobre ações conjuntas em relação a um assunto, tema ou luta por direitos e interesses comuns a todos. Sua principal característica é a participação de todos os agentes envolvidos, independente de as pessoas estarem na mesa de coordenação ou na plateia.

    Objetivo

    Reunir vários segmentos em torno de uma pauta de debates com a finalidade de propor e encaminhar ações conjuntas.

    Debater livremente os assuntos, abordando-se diferentes perspectivas e apresentando várias possibilidades para se chegar a um consenso.

    Favorecer a participação ativa da plateia que, em geral, é sensibilizada e motivada para a discussão.

JORNADA

  • Os encontros são periódicos e versam sobre assuntos de interesse de um grupo de profissionais ou segmentos sociais regionais. Uma jornada pode ser realizada em vários dias, dependendo da complexidade e tamanho do evento, visto que suas conclusões devem (re)definir linhas norteadoras para os trabalhos em grupo, para as profissões ou para segmentos sociais específicos.

    Objetivo

    Reunir em um local apropriado para realização de trabalhos e dinâmicas de grupo, grupos de pessoas de uma dada região, para discutir e definir linhas de ação, normalmente, para um determinado período de tempo.

MESA-REDONDA

  • Geralmente essa atividade integra a programação de eventos maiores, como os congressos. Consiste na discussão de um tema polêmico por parte de vários especialistas, sendo necessário a presença de um coordenador (presidente da mesa) para garantir a ordem do debate. O coordenar é apenas um moderador dos debates, não lhe cabendo debater. O ideal é que a discussão se restrinja aos componentes da mesa e que o público participe ativamente dirigindo perguntas verbais ou por escrito. Cabe ao coordenador a facilitação da discussão, evitando centralização ou a polarização entre os debatedores. Deve-se estabelecer o tempo para perguntas e respostas.

    Objetivo

    Promover o debate e levantar questionamentos acerca de um tema, de preferência polêmico e de interesse público.

    Garantir que os debatedores defendam com clareza em tempo limite os seus pontos de vista e não se desviem do tema principal, para que o público conheça os vários ângulos da questão em debate.

    Fornecer à plateia uma visão global que estimule o raciocínio e lhe favoreça ter uma opinião própria mais fundamentada sobre o tema em discussão.

PAINEL

  • Geralmente essa atividade integra a programação de eventos maiores, como os congressos. Consiste na discussão de um tema polêmico de vários especialistas, sendo necessário a presença de um coordenador (presidente da mesa) para garantir a ordem do debate. Diferentemente da mesa redonda, o painel não tem a participação do público, sendo que esse só participa como expectador.

    Objetivo

    Debater um tema ou assunto de interesse público ou restrito a uma área de conhecimento ou de trabalho, de modo que as diferentes abordagens possam esclarecer os participantes sobre os diversos ângulos da questão e compreender as suas contradições.

PAINÉIS AUTOEXPLICATIVOS

  • Essa modalidade de painel consiste na exposição de banners com informações sobre pesquisas e outros tipos de trabalhos acadêmicos ou técnicos sobre um determinado tema ou assunto. Em um local apropriado, os banners são dispostos para visitação pública e não é obrigatória a presença de pessoas para debater, pois os banners são autoexplicativos.

    Objetivo

    Expor trabalhos que estão sendo realizados ou que já foram concluídos para que os visitantes conheçam os projetos, pesquisas e outras ações em uma determinada área de conhecimento ou de produção.

PALESTRAS

  • É uma apresentação oral que pretende fornecer informações, ensinar pessoas a respeito de um assunto ou abordar um tema de interesse específico.

    Objetivo

    Informar, ensinar e/ou abordar um tema de interesse público ou específico.

    Levar os participantes a uma reflexão sobre a temática trabalhada.

SEMANA

  • É um conjunto amplo de atividades (fóruns, painéis, minicursos, conferências, apresentações culturais, exposições etc.) promovidas em uma semana. Geralmente os eventos giram em torno de uma temática científica, filosófica ou tecnológica, cujas abordagens devem contribuir para ampliar os conhecimentos e fomentar o debate em torno dos assuntos pertinentes a ela.

    Objetivo

    Debater temas de interesse de categorias profissionais e correntes de pensamento científico e filosófico.

    Mostrar a produção e a inovação tecnológica de diversas áreas de conhecimento.

    Reunir pessoas de uma área profissional para conhecer novas teorias, abordagens ou produtos e ver as inovações que estão ocorrendo na modernidade atual.

SEMINÁRIO

  • É um evento puramente oral, com a presença de dois ou mais expositores com opiniões, visões e experiências diferentes sobre um mesmo tema, campo de conhecimento ou assunto e que exige a presença de um mediador para facilitar o debate. O mais interessante é que os participantes já tenham um conhecimento prévio do assunto. A sessão é dividida em três partes: fase de exposição, fase de discussão (incluindo a participação do público) e a fase de conclusão a ser feita por cada um dos expositores e pelo mediador. Em um seminário não se tomam decisões.

    Objetivo

    Conhecer vários ângulos e aspectos a respeito de um tema, campo de conhecimento ou assunto e as suas variáveis teóricas, ideológicas e experiências pragmáticas.

    Ampliar os pontos de vistas acerca de um assunto por meio da troca de conhecimentos e experiências distintos e compartilhá-los com o público.

SIMPÓSIO

  • É uma reunião deliberativa formada a partir da iniciativa de uma determinada classe técnica, artística ou científica para debates ligados a um assunto específico e a discussão de temas relacionados aos seus interesses. Sua organização é complexa, deve ter um regulamento, regimento das sessões setoriais, inscrições, produção de anais etc. Requer a participação de especialistas renomados sobre o assunto estudado. Um simpósio pode conter várias conferências e contar com exposições paralelas.

    Objetivo

    Estudar e discutir um determinado tema, ocorrendo intercâmbio de informações, conhecimento e experiências.

    Sistematizar as discussões e tomadas de decisões a serem publicadas em anais, revistas ou outros meios de comunicação.

WORKSHOP

  • É uma aula ministrada por um especialista que trata de um assunto específico. Nele é importante que a abordagem seja mais prática do que teórica, para que as pessoas possam colocar em prática o que aprenderam. O palestrante ou instrutor ou facilitador tem a função de apresentar o tema e orientar sobre os próximos passos do evento. As informações relevantes do curso devem fazer toda a diferença para a rotina de trabalho do público presente durante o dia. O ideal é que um workshop dure entre 6 e 8 horas, mas há casos em que ele ocorre entre 2 e 5 horas.

    Objetivo

    Propiciar aos participantes a possibilidade de interagir de forma prática ou verbal, podendo dividir conhecimentos, esclarecer dúvidas e até mesmo trocar experiências com outras pessoas de forma rápida.

    Passar um aprendizado mais direcionado e prático.

    Ministrar todo o conteúdo proposto, mantendo a atenção do público e promover a prática de atividades durante o tempo.