O Projeto
Este projeto consiste na organização ambiental de uma área de propriedade da Prefeitura Municipal de Rondonópolis. situada no bairro Residencial Granville.
Características da área da Praça
No projeto ambiental de construção do Residencial Granville, essa área foi destinada para a construção de uma praça.
O terreno tem uma forma triangular e mede 5.803,74 m², está localizada de um lado com a Travessa 1, de outro com a Travessa 2 e o terceiro com a Rua GV-1.
Breve histórico
Desde o lançamento do empreendimento em 2005, a área da Praça serviu de canteiro de obras da empresa que cuidou da infraestrutura do bairro. Após a conclusão da construção da infraestrutura do bairro, terreno foi abandonado. Tomado por um matagal, ele serviu de depósito de entulhos de construção e lixo.
Em 2005, três moradores da Travessa 1 decidiram plantar árvores em frente à casa deles. Com o sonho de ver a praça pronta, eles começaram a plantar árvores frutíferas, ipês (Handroanthus chrysotrichus) e outras plantas típicas do cerrado. Os entulhos e lixo que poluíam o terreno foram retirados e foram plantadas as primeiras árvores.
Em 2016, a nosso pedido, por intermédio do vereador Olímpio Alvis, o local foi denominado Praça Antônio Gonçalves Vicente “Professor Tati” (Lei nº 9093/16).
Em 2018 iniciamos a construção da calçada ecológica entre o meio fio e as árvores plantadas de forma ambientalmente correta. No período das águas na região, entre janeiro e março, aceleramos a organização de canteiros para plantio de flores e novas árvores.
Objetivos
Reforçar a ideia de que o bem público é responsabilidade de todos os cidadãos, deve ser preservado e bem cuidado.
Mostrar que a responsabilidade dos cidadãos para com os bens e patrimônios públicos é imprescindível para termos um município belo e saudável para viver.
Conscientizar as pessoas para o fato de as prefeituras e demais órgãos públicos não são os únicos responsáveis pela conservação e manutenção dos bens públicos. O povo tem que participar.
Mostrar como a prática da cidadania ambiental contribui para o processo de construção coletiva de um bem público, tornando o melhor mais aprazível o lugar onde a gente vive.